domingo, 15 de outubro de 2017

Bebês e Tecnologia #2

Leitores com menos de uma década de idade certamente não irão se lembrar da monstruosa - porém curta - febre que foi Flappy Bird.


Eu conheci essa joça no longínquo ano de 2014 - mesmo ano em que esse blog foi criado... espera, não faz tanto tempo assim! -, quando estava no cursinho. O meu ranço por aquele jogo começou no momento em que aquele maldito beiçudinho alado caiu de boca no chão sem que eu tivesse chance de passar pelo primeiro obstáculo. O peso daquele ser devia estar todo concentrado naquela boca grande; só isso explicava o fato de ele sempre cair como uma bigorna quando eu menos esperava...

Para o meu alívio, o jogo sumiu da face da terra pouco tempo depois da minha experiência frustrante. Agora você, caro leitor com menos de dez anos de idade, deve estar se perguntando: mas por que o jogo sumiu assim, do nada?!

Simples, pequeno gafanhoto: por que muita gente desocupada não se contentou em guardar a frustração pra si e decidiu torrar a paciência do criador do jogo até sua quinta geração. Daí o cara basicamente falou "não sou obrigado!" (ok, não foi bem isso, mas vocês entenderam!) e retirou o jogo do ar. Mas aí a caca já tinha sido feita, vários detonados do jogo já estavam pipocando nas internetz, o Youtube saturou de vídeos mostrando os chiliques de jogadores frustrados que só faltavam tacar o computador pela parede pra fazer o maldito beiçudinho voar... enfim, a internet se prontificou a reunir provas suficientes de que esse joguinho ordinário, de fato, existira.

Não só isso, as desenvolvedoras de jogos, percebendo que muitos jogadores estavam órfãos de passar raiva, não perderam tempo e lançaram uma série de variações genéricas do beiçudinho alado.  A estratégia pode até ter funcionado por um tempo, mas essas cópiazinhas baratas nem de longe possuíam o mesmo carisma - nem provocavam o mesmo ódio - que seu antecessor. Tanto que, depois de um tempo, o jogo original voltou ao catálogo da App Store e do Google Play Store, e está disponível para download até hoje (eu queria dizer que foi tudo graças ao fato de o criador do jogo e as referidas empresas terem finalmente se entendido depois de tanto tempo, mas todos nós sabemos que foi por $$$dinheiro$$$ mesmo - afinal, todo mundo precisa pagar a conta de luz, certo?). Mas o fato é que eu nunca vou me esquecer daquele ano de 2014. Principalmente daquele sorriso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário